Gestão de Empresas

Veja os 4 passos fundamentais para abrir uma empresa

Abrir a uma empresa própria é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, só de imaginar as etapas para que o seu negócio saia do papel, a maioria já começa a encará-lo como um verdadeiro pesadelo.

O número de pessoas que almejam em ser o seu próprio patrão tem aumentado consideravelmente, mas, independentemente do tipo de negócio e da área em que se deseja investir, é necessário que você tenha certeza de que está tomando o rumo certo para ter um empreendimento de sucesso.

Pensando nisso, no post de hoje, preparamos quatro passos fundamentais para que você possa abrir a sua empresa sem dores de cabeça no futuro. Acompanhe!

1. Conheça os custos do seu negócio

No momento em que um empresário tem uma boa ideia para abrir uma empresa, logo vem os questionamentos sobre o quanto vai custar para tirar o seu negócio do papel. Isso pode assustar muita gente, pois existem várias obrigações que devem ser cumpridas.

Todas elas acarretam gastos, mas o valor do investimento inicial não precisa ser aquilo que deixará o seu sonho inviável. Com um bom planejamento, ficará mais fácil identificar quais serão os custos necessários para botar a sua ideia em prática.

2. Separe as finanças pessoais das negociais ao abrir uma empresa

Manter uma organização financeira coerente pode parecer uma questão difícil, principalmente para os donos de pequenas empresas, que necessitam adequar as suas despesas pessoais com as do empreendimento.

Com uma gestão equilibrada e separação entre finanças pessoais e do negócio ficará mais fácil identificar qual é o lucro real dele e os resultados do que foi investido. Você também terá maior facilidade em planejar as projeções do empreendimento para o futuro.

Essa separação permite que você controle os seus gastos e os concilie com a real situação. Muitos empreendedores chegam à falência por conta de gastos próprios com dinheiro retirado da companhia, o que resulta em uma economia pouco sustentável para a empresa.

3. Elabore o contrato social

Com a elaboração do contrato social da empresa, você vai definir as participações de capital de cada um dos sócios do negócio, assim como as atividades que farão parte do empreendimento e seu funcionamento.

Em seguida, é necessário verificar se o nome e o objeto social estão disponíveis para que a documentação possa ser elaborada e haja o reconhecimento do contrato em cartório, assinado por um advogado.

É interessante observar a possibilidade de sua empresa enquadrar-se no Simples Nacional, visto que essa opção é uma excelente forma de diminuir alíquotas de tributos e facilitar sua maneira de pagamento perante os órgãos do Fisco.

4. Observe o cenário burocrático

Abrir uma empresa no Brasil pode levar algum tempo, pois o processo é um dos mais longos do mundo. Alguns dados colocam o nosso país em 130°, entre 185° países, no ranking que avalia a possibilidade para fazer negócios.

Para abrir uma empresa de sucesso, o empresário precisa se adaptar e aprender a driblar esses empecilhos. Saber quais são os tributos a serem pagos, quais as certidões necessárias e prazos de liberação de alvarás são requisitos indispensáveis para o sucesso de sua empresa.

Para facilitar essa tarefa, procure uma empresa de contabilidade para te auxiliar com toda a documentação necessária para que o processo não se prolongue por muito tempo.

Agora que você já conhece os passos fundamentais para abrir uma empresa, compartilhe esse post em suas redes sociais e ajude a espalhar o conhecimento!

 

Você também pode gostar
terceirização contábil para o seu negócio
4 vantagens da terceirização contábil para o seu negócio
Sociedade trabalhista: como funciona o sistema de cotas?
mulher no escritório
Como funciona sociedade em conta de participação

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This