Gestão de Empresas

Seu sonho é ver sua empresa crescer? Reconheça 3 situações graves que impedem

Se você anda preocupado com os resultados apresentados, então é hora de pensar em termos práticos: como é possível fazer sua empresa crescer mantendo a cultura de organização da maneira em que ela se encontra? Quando você se imagina ocupando uma posição de destaque no mercado, você se enxerga agindo da mesma maneira que age atualmente?

Essas perguntas são importantes, pois elas nos levam a identificar com maior facilidade algumas práticas que podemos adotar e que colocam em risco o futuro da empresa.

Depois de respondê-las, acompanhe este texto com atenção e conheça algumas situações que eventualmente podem fazer parte do dia a dia de seu negócio, mas que não deveriam.

1. Ter uma equipe desmotivada

Muitas vezes, por estar demasiadamente envolvido com os resultados da empresa, o gestor pode acabar cometendo erros ao desmotivar sua equipe. Isso faz com que seus funcionários trabalhem apenas por obrigação, e o serviço fique mais cansativo.

Neste caso, é preciso estabelecer parâmetros para a atuação desses colaboradores, de modo que eles possam alcançar objetivos em função do sucesso da empresa.

Isto pode parecer trivial, mas nem sempre é aplicado: quando se trabalha com metas, o primeiro benefício a ser obtido é inserir o colaborador no planejamento estratégico do empreendimento. Ao perceber que sua atuação contribui com os objetivos da organização, naturalmente ele se sente mais motivado para render mais. Isso ajuda também a construir um ambiente mais profissional e harmônico, desde que as metas sejam bem desenvolvidas.

2. Esperar que a empresa cresça com foco somente no lucro

Entendemos que o lucro é fundamental para a atividade da empresa. Entretanto, é preciso considerar também outros elementos para que seu negócio seja bem-sucedido, como os custos envolvidos nos processos. Quando os resultados começam a parecer insatisfatórios, não é somente o lucro que pode estar empurrando você para baixo, mas sim os gastos com a estrutura produtiva.

Assim, é preciso estar sempre reconsiderando absolutamente todos os custos de sua empresa, sejam fixos ou variáveis, para evitar despesas desnecessárias.

Um bom sinal de que você está com um foco demasiado no lucro é quando você mantém a quantidade de clientes, mas começa a ter problemas no caixa.

Soluções simples, que visam a economia de gastos corporativos, como a substituição de softwares pagos por alternativas gratuitas ou até mesmo a mudança de endereço para reduzir o valor do aluguel, podem ser tomadas para garantir os resultados da empresa.

3. Não realizar um planejamento financeiro e jurídico

Sem um planejamento adequado, sua empresa não estabelece objetivos que possam ser realmente alcançados. Um planejamento que garante uma inserção inteligente no mercado, quando realizado com foco nas oportunidades que ele apresenta e nas características do público-alvo, é o grande diferencial de empresas bem-sucedidas em relação às que não se organizam financeira e juridicamente.

Assim, com um planejamento financeiro e jurídico, você garante que os passos dados por sua empresa estejam sempre de acordo com o estabelecido inicialmente, de modo que, se houver alguma eventualidade, você tenha condições de tomar medidas que não coloquem sua estratégia em risco.

Por isso, não deixe de contar com uma consultoria contábil para sua empresa. Isso pode ajudar você a se planejar melhor e, assim, garantir segurança para o futuro do negócio.

Gostou das dicas sobre como fazer sua empresa crescer? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

 
Você também pode gostar
pessoas conversando
Entenda como desfazer uma sociedade empresarial
computador-cálculo
Os 4 principais índices financeiros usados pelas empresas
notbook com gráficos
5 erros de contabilidade que a sua empresa não deve cometer

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This