Gestão de Associações

Gestão jurídica: as principais funções que uma empresa deve exercer

pessoas lendo

O setor jurídico é um dos principais departamentos quando nos referimos a uma empresa, porque ele faz interface com diversas áreas de atuação, como compras e vendas, finanças, marketing, dentre outros. A gestão jurídica é muito importante para um empreendimento, pois esse setor não deve ser encarado somente como quem solucionará problemas ocorridos dentro dela, mas sim, uma área que evita possíveis ocorrências e auxilia a empresa a manter organização e conformidade.

Com a competitividade do mercado atual, os setores jurídicos das empresas necessitam não só pensar com a cabeça de advogado, mas também ter um pensamento voltado para o empreendedorismo, apoiando e atuando na área dos negócios. No entanto, existem diversas questões que parecem não ter ligação com esse meio, mas na realidade possuem muita familiaridade.

Para compreender melhor sobre o assunto, conheça as principais funções que uma empresa deve exercer no âmbito da gestão jurídica. Continue lendo!

Gestão de contratos com clientes e fornecedores

Quando nos referimos a negócios, estamos falando de relacionamentos, sejam com os clientes ou fornecedores. Dessa forma, os contratos são os documentos em que inserimos informações essenciais aos negócios: prazos, valores, multas ou sansões. E tão importante quanto firmar um contrato é a gestão desse contrato, que  deve ser feita do melhor modo possível.

Assim, os contratos de sua empresa devem ser fechados de maneira correta, para que o seu negócio não sofra prejuízos em longo prazo, perdendo quantias que são imperceptíveis inicialmente, mas que gerarão custos consideráveis no futuro.

Gestão de certificadores na área de atuação

Uma gestão congruente de certificadores voltados à qualidade dos serviços ou produtos dentro de uma empresa — como é o caso do certificado ISO — é muito importante. É o departamento jurídico o responsável por atuar em todas as questões administrativas, operacionais e burocráticas, visando um controle seguro e ativo de questões como prazos de expiração, por exemplo.

Gestão Jurídica: Proteção da informação

Como os empreendimentos possuem normas e políticas de segurança interna de suas informações, a gestão delas deve ser feitas pelo setor jurídico, junto ao departamento de recursos humanos, visto que é necessário unir as políticas ao cargo dos colaboradores, objetivando as permissões de acesso.

Posto isso, cabem às empresas investirem no quesito segurança da informação, face ao crescimento dos riscos relacionados à tecnologia da informação. Já aos departamentos jurídicos, compete a elaboração de políticas de proteção das informações essenciais.

Atuação do departamento jurídico no desempenho da empresa

Como peça fundamental e necessária na empresa, o departamento jurídico trabalha lado a lado com os demais setores que fazem parte dela. Assim, sua atuação se volta para os vários segmentos do empreendimento, contribuindo para a eficácia de todas as transações realizadas.

Na esfera judicial, a gestão eficiente do contencioso ajuda a identificar possíveis demandas de risco relacionadas aos valores, estudando a viabilidade da propositura de ações que visam à redução de custos, recuperação de créditos e a revisão dos contratos da empresa.

Dessa forma, é imprescindível o fornecimento por meio do setor jurídico à diretoria de informações, com o foco em ajudar na correta tomada de decisões, tais como sobre os riscos do passivo judicial e fiscal. Portanto, a gestão jurídica do negócio deve ser dotada de instrumentos suficientes para o pleno desenvolvimento de todas as atividades desempenhadas pelas empresas.

E aí, gostou do nosso post sobre gestão jurídica? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro desse e de outros assuntos!

Você também pode gostar
Polícia Federal
Operação da Polícia Federal mira 39 empresas de Seguros Automotivos Irregulares
reunião em escritório
4 vantagens de criar clubes de benefícios
mão digitando
Saiba quais são as demonstrações contábeis para o terceiro setor

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This