Gestão de Empresas

Planejamento tributário: saiba como pagar menos impostos

Um planejamento tributário pode ser o diferencial para sua empresa conseguir economizar com impostos. Isso porque, quando ele é realizado, permite que a companhia realize um enquadramento tributário compatível com suas características e ainda tenha maiores condições para tomar medidas capazes de reduzir sua carga tributária.

Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar este texto. Ele pode ser importante para o futuro de seu empreendimento. Confira!

Formas de diminuir gastos com impostos

Basicamente, existem duas formas de se evitar gastos com impostos no Brasil. A primeira delas é praticando a chamada evasão fiscal, ou seja, sonegando impostos. A prática, além de ser crime, também prejudica consideravelmente a economia do país.

A outra forma é a elisão fiscal, que diz respeito a ações praticadas de acordo com o que permite a lei. A prática da elisão fiscal também pode ser chamada de planejamento tributário e pode ser feita quando você conta com os serviços especializados de profissionais capazes de organizar suas finanças, ou seja, uma assessoria contábil.

Ações que o planejamento tributário pode ajudar a desenvolver

Logo de início, o planejamento tributário é capaz de avaliar qual é o regime tributário mais indicado para a sua empresa, avaliando critérios como faturamento obtido e tipo de atividade realizada. Isso é muito importante, pois, ao ser enquadrada em um regime tributário mais adequado para suas características, a empresa consegue gerar economia.

Um exemplo é quando a organização fatura acima da média de sua categoria. Neste caso, ao optar pelo Lucro Presumido, modelo em que o cálculo da alíquota obedece uma média nacional, ela vai pagar menos do que pagaria optando pelo Lucro Real, modelo em que a alíquota é calculada em função dos próprios resultados da empresa.

Da mesma forma, o Simples Nacional permite que empresas menores unifiquem o pagamento de seus tributos, o que facilita a vida de PMEs.

Além disso, um planejamento tributário pode ser útil para ajudar sua empresa a transformar gastos com impostos em investimentos capazes de trazer retorno significativo. Aqui, estamos falando em saber lidar com incentivos fiscais.

Quando você apoia iniciativas ligadas à área do esporte, por exemplo, você pode economizar no marketing de sua empresa, pois destinará parte do dinheiro dos impostos a projetos que vão divulgar a sua marca em eventos. Isso porque uma das vantagens dos incentivos fiscais é justamente dar visibilidade às empresas apoiadoras.

Essa lógica vale para diferentes áreas, como o cinema ou o teatro. Assim, você pode encontrar a atividade que mais tenha a ver com o seu empreendimento para investir parte de seu imposto.

Outra ação que pode fazer a diferença no seu empreendimento é a diminuição do pró-labore. Como retiradas altas ficam sujeitas a alíquotas do Imposto de Renda, isso pode fazer com que você esteja perdendo mais dinheiro do que imagina com tributos. Entretanto, fazendo um planejamento tributário é possível encontrar alternativas para que esses valores sejam reduzidos sem que você perca dinheiro.

É possível diminuir o pró-labore de modo que o restante seja distribuído como lucro. Assim, a quantia não é tributada.

Sente-se mais seguro para praticar ações que podem diminuir seus impostos? Ainda tem dúvidas? Para saber mais sobre planejamento tributário e outros benefícios para sua empresa, não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais. Acesse agora mesmo nossas páginas no Facebook, LinkedIn e Google Plus!

Você também pode gostar
sistema de gestão
Como um sistema de gestão pode ajudar o seu negócio?
vendo gráficos
5 dicas de planejamento financeiro para o seu negócio
ter ideia
Os 5 erros mais comuns na gestão de empresas

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This