Gestão de Empresas

Os 5 erros mais comuns na gestão de empresas

ter ideia

Empreender é superar desafios o tempo todo, por isso, empresários devem estar atentos às suas atividades para evitarem ao máximo alguns desvios na rota.

Para tornar essa tarefa mais fácil, listamos neste artigo alguns erros na gestão de empresa que você precisa parar de cometer para evitar prejuízos. Confira:

1. Falhas no processo de compras

Em muitos empreendimentos, a falta de planejamento do setor de compras traz problemas à gestão. Estoque que não se concretiza em vendas e erros na escolha dos fornecedores são apenas alguns problemas que a empresa pode ter nesse sentido.

Para evitar que isso ocorra, basta que o processo de compras seja feito com o objetivo claro de atender às necessidades reais do negócio, tentando escolher fornecedores de confiança, que ofereçam preços competitivos.

2. Falhas na contratação

Ainda é comum empreendedores não darem a devida importância ao processo de contratação de seus colaboradores. Esquecem-se de que essa tarefa tem custo para a empresa, e que ter que repeti-la impacta diretamente a produtividade.

Para ter um processo de contratação eficiente, o empresário deve, se possível, contar com a ajuda de um profissional de RH. Caso isso não seja viável, deverá analisar com calma o currículo dos candidatos e entrevistá-los para contratar o mais adequado à vaga — que nem sempre é o que mais precisa do trabalho, por isso, evite envolver-se emocionalmente com os candidatos.

3. Não analisar a concorrência

Esse é um erro comum que pode trazer frustração ao empresário. Muitas vezes, a análise não é realizada porque o empreendedor nem mesmo sabe quem são seus principais concorrentes diretos e/ou indiretos.

Uma boa análise de concorrência é aquela que traz um recorte da situação atual do mercado, por exemplo: uma análise que revela que seus concorrentes estão demitindo funcionários é um indicador que esse pode não ser o melhor momento para investir no segmento.

4. Finanças da empresa

Há aqueles que pensam que a atividade empreendedora é baseada na sorte. Porém, quem empreende sabe que existem estudos e planejamentos antes de cada decisão.

Alguns empresários, no entanto, ignoram que os processos financeiros de uma empresa não se resumem, apenas, a verificar se houve lucro ou prejuízo.

É necessário criar projeções de lucro para o futuro e fazer uma reserva financeira capaz de socorrer o negócio caso algum problema aconteça.

5. Não estabelecer metas

Trabalhar com metas traz inúmeras vantagens, entre elas o fator motivacional. Quando se estabelece uma meta, o empresário tem que pensar nas mudanças necessárias em sua empresa para que ela a alcance, fazendo com que o empreendimento esteja em constante desenvolvimento.

Quando o único objetivo de uma empresa é não ter prejuízo, dificilmente esse negócio apresentará resultados melhores do que poderia.

Esses erros na gestão de empresas podem ocorrer com qualquer empresário e, normalmente, acontecem por puro desconhecimento. Por isso, agora que você já sabe quais são alguns deles, ficará mais fácil evitá-los!

Quer ficar por dentro de mais dicas e novidades? Então siga nossos perfis no Facebook, LinkedIn e Google+ e acompanhe nossas postagens!

Você também pode gostar
Como sanar problemas com a legalização de processos internos da empresa?
gestão empresarial
Gestão empresarial: a administração descomplicada da sua empresa!
Declaração simplificada é a melhor opção? Saiba aqui!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This