Gestão de Empresas

Organização financeira: 4 hábitos que você deve ter

cofre cofrinho

O desequilíbrio do orçamento é o principal motivo para contrair dívidas. Além disso, o descontrole prejudica a autoestima, a produtividade e o convívio familiar e social. Em momentos de crise, aumenta o risco de cair nesta situação.

Por isso, cuidar bem do dinheiro é muito importante em todas as fases da vida. Entenda, a seguir, os benefícios da organização financeira. Hábitos são poderosos instrumentos neste processo. O mais importante é nunca gastar mais do que tem.

Neste artigo, vamos apresentar dicas simples para atingir o equilíbrio.

Controle suas receitas e despesas

Aqui está o passo mais importante para não gastar demais: saber com clareza quanto terá disponível e quanto terá que desembolsar. Mantenha atualizada uma planilha de receitas e despesas. Reserve um momento da semana para verificar essas informações.

É fundamental separar as finanças da empresa das finanças pessoais.
Muitas vezes, somos estimulados a consumir de maneira irracional. Por isso, tendo em mente nossas possibilidades e metas econômicas, torna-se mais fácil resistir às armadilhas.

Existem disponíveis na internet diversos modelos de planilha de organização financeira. Mas você mesmo pode fazer a sua. Basta detalhar suas receitas, separando aquelas que são fixas (salário, pró-labore) das sazonais (prêmios, pagamento por serviços extras, indenizações).

Dentro de seu orçamento habitual já deve estar prevista alguma reserva. O mínimo indicado é 10% da renda, mas avalie se você consegue mais. Poupar é algo que já deve fazer parte da rotina, assim você se acostuma a gastar menos.

Compre com responsabilidade

Pesquisar os preços dos produtos antes de fechar negócio é outro hábito muito importante. Em tempos de instabilidade, como os atuais, é possível encontrar uma grande diferença de valor de um estabelecimento para o outro.

Além disso, refletir antes da compra é importante para conhecer bem os atributos da mercadoria, saber se ela realmente vai atender suas necessidades e se você de fato precisa dela no presente momento.

Em seguida, ao decidir comprar, procure pagar à vista. Especialmente quando houver juros atrelados ao parcelamento. Pagando à vista você consegue negociar descontos e ainda não acumula dívidas para o futuro. Assim, terá controle cada vez maior sobre seu orçamento.

Planeje férias e ocasiões especiais

A vida também é feita de momentos de lazer que compartilhamos com pessoas queridas. Pois, se a grande maioria deles é previsível, também em nosso orçamento devemos fazer uma reserva para tal finalidade.

O caso das férias é o mais comum. Muitas pessoas, ao chegar este momento, não possuem reserva financeira para desfrutar como gostariam. Então, acabam contraindo empréstimos.

Outras ocasiões importantes também merecem atenção. Natal, réveillon, aniversários, casamentos, grandes eventos esportivos – tais como Copa do Mundo, Olimpíadas ou até a final do campeonato que seu time participa. São momentos em que certamente você vai querer estar junto aos amigos.

E pode gastar mais do que o previsto.

Prepare-se para o futuro

A recente discussão sobre a reforma da previdência expõe um problema de muitos brasileiros. É um grande erro deixar seu futuro nas mãos do Governo. Políticos, quase sempre, estão preocupados em mostrar resultado no curto prazo.

No Brasil, a previdência pública em breve não será capaz de financiar os benefícios. Isso pelo perfil demográfico da população, que está envelhecendo, e também pelo modelo de previdência adotado no país.

Sabendo disso, você deve se preparar para o futuro reservando uma parcela do orçamento para investir a longo prazo. Acumule uma reserva de segurança para quando chegar a terceira idade.

Organização financeira é para toda a vida

Muitos acordam para a necessidade de equilibrar o orçamento quando já estão com problemas. As dívidas podem se tornar um pesadelo para quem não for capaz de se organizar.

Por isso, transforme as dicas acima em práticas do seu cotidiano. Com tranquilidade, será mais prazeroso aproveitar o que a vida tem de melhor.

Se você gostou do conteúdo ou tem mais alguma dica para compartilhar, deixe seu comentário!

Você também pode gostar
Como sanar problemas com a legalização de processos internos da empresa?
O que você precisa entender sobre Gestão Estratégica de Empresas!
NOVO CÓDIGO DE ÉTICA PARA PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This