Gestão de Empresas

Os 4 principais índices financeiros usados pelas empresas

computador-cálculo

A análise dos principais índices financeiros utilizados pelas empresas é uma boa forma de medir o seu desempenho. Esses indicadores servem para extrair informações relevantes que talvez não sejam tão simples, analisando as demonstrações financeiras de um negócio.

O seu cálculo pode ser baseado a partir do balanço patrimonial, fluxo de caixa e demonstração do resultado exercido.

Conheça agora os 4 principais índices financeiros usados pelas empresas. Continue lendo!

1. Indicadores de liquidez

Quando falamos em indicadores de liquidez, nos referimos àqueles que visam descobrir se sua empresa possui capital suficiente para honrar as devidas obrigações.

Podemos dizer que o índice de liquidez corrente é o melhor indicador de solvência de curto prazo, visto que revela a proteção dos credores por ativos, onde existe uma expectativa que estes possam ser transformados em dinheiro rapidamente.

Já o índice de liquidez seca objetiva saldar as obrigações da empresa em curto prazo, sem depender da possibilidade de venda de estoques para isso.

Uma variação dos índices referidos acima é o de liquidez imediata. Ele considera apenas o quanto a empresa tem de dinheiro em curto prazo.

O índice de liquidez geral já serve como indicador tanto de curto como longo prazo. Seu papel é indicar o que a empresa possui de dívida e o quanto ela possui de direitos e haveres no ativo circulante e na rentabilidade em longo prazo.

2. Índices financeiros de Gestão de Ativos

Visando medir a eficiência da empresa, os índices de gestão de ativos relacionam-se ao setor de atividade, sazonalidade, ciclo operacional, entre outros.

O índice de giro de estoque procura destacar o desempenho deste e pode ser aplicado a qualquer tipo, independentemente do seu tamanho ou complexidade.

O prazo médio de recebimento de vendas é um índice utilizado para a avaliação de contas a receber, representando o período médio que a empresa deve aguardar depois de realizar uma venda antes de receber o pagamento, uma vez que é o tempo médio de cobrança.

O índice de giro de ativos fixos tem por pretensão medir a eficiência da empresa no tocante ao uso do seu imobilizado. A indicação dos ativos fixos utilizados pelas empresas é medida por ele, como as máquinas e equipamentos.

O índice de giro do total de ativos mede a eficiência com que a empresa usa todos seus ativos gerando receitas.

O índice de giro de contas a receber mostra quantas vezes que este esteve no caixa durante o ano.

O índice de prazo médio de estoques indica os dias, em média, que os produtos ficaram estocados antes da venda. Já o de prazo médio de pagamento compreende a razão entre as contas a pagar e as vendas médias diárias da empresa.

3. Índices de gestão de dívida

Ao investir, uma empresa tem um grande potencial de retorno, logo, ela precisa de caixa. Assim, esses índices buscam mensurar a qualidade e quantidade de dívidas, para que identifique se os percentuais de endividamento estão saudáveis ou se o negócio está passando por dificuldades financeiras.

Dessa forma, em suas subdivisões, o índice de endividamento é a relação entre o total de ativos e o total de passivos, medindo os fundos gerados por esses circulantes e dívidas de longo prazo.

O índice de dívida/patrimônio tem a mesma finalidade que o anterior, no entanto, é mostrado em moeda e não em percentual. Em relação ao de cobertura de juros, é medida a possível redução da receita operacional antes que o empreendimento se torne incapaz de cobrir seus custos anuais.

4. Índices de valor de mercado

Estão relacionados ao preço da ação de uma empresa com seus lucros, valor patrimonial e caixa. Ou seja, auxiliam os investidores a avaliarem os empreendimentos em termos de risco e retorno.

Desse modo, o índice de preço/lucro mostra quanto os investidores disponibilizam a pagar por lucros reportados.

O valor patrimonial por ação é um simples indicador que remete ao valor da empresa na visão dos acionistas, assim, o quanto estão dispostos a pagar pelo patrimônio líquido da empresa.

E aí, gostou do nosso post sobre índices financeiros usados pelas empresas? Siga-nos nas redes sociais — FacebookLinkedln e Google+ — para ficar por dentro desse e de outros assuntos.

Você também pode gostar
O que você precisa entender sobre Gestão Estratégica de Empresas!
vendo gráficos
5 dicas de planejamento financeiro para o seu negócio
pessoas conversando
Entenda como desfazer uma sociedade empresarial

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This