Gestão de Empresas

Entenda qual é a importância da auditoria interna para sua empresa

A auditoria interna tem um papel de relevância nas organizações, na medida em que é capaz de eliminar desperdícios, instruir a gestão e informar sobre o desenvolvimento das atividades executadas.

Nesse sentido, ela consiste em um conjunto de procedimentos técnicos, cujo objetivo é analisar a adequação, integridade e eficácia dos controles internos e das informações operacionais, contábeis e financeiras da entidade, buscando contribuir para o seu aprimoramento.

A partir das informações coletadas, o auditor interno apresentará um relatório com as recomendações e providências a serem adotadas pela administração da empresa a fim de garantir maior segurança patrimonial e confiabilidade nos relatórios da contabilidade.

Quer saber mais? Então, continue lendo e entenda a importância da auditoria interna para sua empresa.

Reconhecimento de possíveis riscos para a empresa

Qualquer empresa está suscetível à ocorrência de fraudes, ineficiências, erros e aos mais variados tipos de irregularidades, que podem ser cometidos por seus próprios agentes internos como por estes em conluio com agentes externos, como fornecedores e clientes.

Em geral, essas fraudes e irregularidades são cometidas justamente por aqueles que deveriam garantir a lisura e a correção da contabilidade da empresa.

Por isso, se a gestão contábil não passa por constantes análises e certificações, torna-se cada vez mais difícil detectar possíveis fraudes e erros.

E isso, posteriormente, pode implicar dano patrimonial ainda maior pelo risco de eventuais condenações por parte de órgãos fiscalizadores.

A auditoria interna, por sua vez, tem a capacidade de detectar os possíveis riscos, como erros e fraudes, a que a empresa está sujeita, corrigindo-as a tempo.

Melhoria da prática de governança e aumento da confiança e transparência

Durante o trabalho da auditoria será avaliado se o sistema determinado pela administração da empresa está, de fato, sendo seguido por seus funcionários.

Isso inclui analisar a observância, por parte dos diferentes setores da empresa, de todas as diretrizes, determinações e demais normas internas ou se está havendo adaptações independentes na forma estipulada de trabalho.

Nesse sentido, pode acontecer de os setores mudarem o formato de trabalho ou estarem descumprindo certas orientações e a cúpula administrativa estar completamente desinformada a respeito. Isso, inevitavelmente, comprometerá a confiabilidade do trabalho desempenhado.

Mas, caso haja uma auditoria interna esporádica, qualquer descumprimento de método de trabalho ou de desrespeito às regulamentações internas será detectado, o que garantirá maior confiança e transparência nas atividades realizadas.

Identificação de oportunidades de melhoria nos processos internos

A partir de uma auditoria interna bem planejada e bem executada são detectadas as conformidades e as não conformidades e, com isso, a identificação do que deve ser melhorado em cada processo.

Nesse contexto, além de avaliar se as normas internas estão sendo seguidas pelos diferentes setores da empresa, ela avalia a necessidade de mudança dessas normas, bem como da edição de novas normas ou de procedimentos para garantir um controle mais eficiente e confiável.

Ela, portanto, pode apresentar medidas de melhorias para reduzir a ineficiência, a incapacidade, a negligência, os erros e as fraudes, agindo no sentido de preveni-las, e não apenas de corrigi-las.

A auditoria interna, portanto, é um processo de controle, mas também de mudanças positivas para a empresa.

Assim, em razão da complexidade e da importância da auditoria interna para uma empresa, o ideal é que ela seja realizada por profissional capacitado, como por uma assessoria especializada, garantindo, assim, todos os benefícios possíveis para a boa gestão do seu negócio.

Interessante este assunto, não é mesmo? Então aproveite para assinar nossa newsletter e aprender mais sobre a contabilidade!

 

 

Você também pode gostar
Redução de custos na empresa, por onde começar?
Declaração simplificada é a melhor opção? Saiba aqui!
notbook com gráficos
5 erros de contabilidade que a sua empresa não deve cometer

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This