Gestão de Empresas

Entenda o papel do planejamento financeiro no sucesso da sua empresa

xícara de café escritório

Metade dos negócios do país fecham as portas antes de completarem quatro anos, você sabia disso? Esse foi o resultado de uma pesquisa recente elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Quer saber o motivo para a mortalidade precoce desses negócios? O diagnóstico da própria instituição é simples: falta planejamento financeiro nas organizações.

Sim, o planejamento financeiro é o que torna uma empresa sustentável, quando bem elaborado. Mas quando os cuidados não são tomados, é também o que pode colocá-la na lista dos devedores. Para evitar esse problema, é preciso profissionalizar a gestão do negócio, principalmente quando o assunto são as finanças.

Vamos falar um pouco mais sobre o planejamento financeiro neste post, então continue acompanhando e veja nossas dicas.

Melhore a gestão tributária

Quando a gestão financeira está uma bagunça, fica muito difícil fazer uma correta apuração dos tributos e o seu posterior pagamento. Além disso, obrigações assessórias, tão importantes quanto as principais, são negligenciadas. Isso sem contar o fato de que é preciso de planejamento financeiro para estipular o melhor modelo de tributação da empresa, certo?

Portanto, o cuidado com o planejamento das finanças ajuda o gestor a otimizar também a gestão dos tributos do negócio, o que é fundamental para que a empresa não receba multas do Fisco ou enfrente outros tipos de problema.

Realize projeções financeiras

É também no planejamento financeiro que realizamos as projeções para o negócio, o que é essencial para anteciparmos despesas, nos prepararmos para períodos de sazonalidade, calcularmos o capital de giro, entre outras situações.

Com o auxílio dos fluxos de caixa, ou seja, a avaliação do ambiente interno, e das projeções realizadas por instituições financeiras, como uma visão externa, é possível descobrir o que sua empresa enfrentará nos próximos períodos.

Defina as metas do negócio

Afinal, o que sua empresa pretende para os próximos anos? Ainda não sabe? Se for o caso, sua gestão apenas reagirá aos estímulos do mercado, sem nenhum preparo. Por isso, é muito importante que você defina as metas do negócio durante o planejamento financeiro.

Esse é um momento oportuno para fazer uma avaliação do ambiente interno e externo, conforme já vimos anteriormente, que servirá o gestor com as informações que precisa para saber exatamente quais serão os seus próximos passos.

Monitore os resultados

Por fim, outro aspecto muito importante do planejamento financeiro é o fato de que você pode criar os critérios para monitorar os resultados do negócio. Com as metas estipuladas, é chegado o momento de definir quais serão os indicadores de desempenho que serão monitorados. Assim, você garante que poderá mudar de rumo a qualquer momento.

Sem dúvidas, o planejamento financeiro é uma obrigação para que a empresa prepare o terreno para o seu crescimento. Sem esse tipo de preparo, você correrá um grande risco de engrossar ainda mais as estatísticas do IBGE que apresentamos anteriormente. Por isso, mude agora mesmo de postura e comece já a tomar as rédeas do seu negócio!

Gostou do nosso post de hoje? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e fique por dentro de muito mais!

Você também pode gostar
pessoa fazendo contas
Conheça os regimes tributários e escolha o melhor para sua empresa
Documento empresarial
8 dicas para organizar os arquivos contábeis
sistema de gestão
Como um sistema de gestão pode ajudar o seu negócio?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This