Gestão de Associações Gestão de Empresas

Entenda de uma vez por todas o que é Escrituração Contábil!

calculadora

A escrituração contábil envolve diversos procedimentos, mas principalmente o ato de lançar dados contábeis em livros e fichas. Tal procedimento é regulamentado por normas do Código Civil, Normas Brasileiras de Contabilidade e pela Legislação Tributária.

Desde o início das atividades de uma empresa, os dados contábeis devem ser registrados para posterior fiscalização por parte dos órgãos do governo. Somente dessa maneira, tais empreendimentos terão sucesso e continuarão crescendo, com a garantia de que não terão problemas com o fisco.

Ainda tem dúvidas com relação à escrituração contábil? Então, continue acompanhando este post e adquira todo o conhecimento necessário sobre o assunto!

Características da escrituração contábil

O maior objetivo de utilizar o método de escrituração contábil é controlar o patrimônio da sua empresa e repassar informações precisas sobre a contabilidade do seu estabelecimento ao governo. Além disso, todos os lucros e prejuízos poderão ser notados por meio desse procedimento e os empreendedores poderão verificar com mais facilidade quais são os pontos fortes e fracos de sua empresa.

Livros obrigatórios e auxiliares

De acordo com a legislação, todos os atos de determinada entidade devem ser registrados em livros. Entre os obrigatórios estão:

  • Livro Razão: serve para fazer o lançamento individual de contas e traz a todos a possibilidade de saber a qualquer momento o saldo de cada uma delas;
  • Livro Diário: é utilizado para registrar todas as operações contábeis da empresa.

Os livros auxiliares que as empresas adotam e que ajudam na escrituração contábil são:

  • Livros Sociais: são os exigidos pelas sociedades;
  • Livros Fiscais: exigidos pela legislação fiscal;
  • Outros livros: servem para controle de caixa, dados bancários e registro de duplicatas.

Método a ser utilizado

Para realizar a escrituração contábil são utilizados alguns métodos, tais como:

  • Método de partidas simples: Este método é utilizado para registrar operações que envolvem pessoas e é menos utilizado por ser considerado menos eficiente;
  • Método de partidas dobradas: Este método possui uma regra de que para todo débito existe um crédito.

Profissionais qualificados

Ter profissionais qualificados dentro do estabelecimento ou contratar uma empresa especializada em contabilidade para fazer a apuração de todos os dados que devem ser lançados em uma escrituração contábil, é essencial.

Somente com eles é possível saber qual a real situação de um empreendimento e trabalhar com tranquilidade, pois envolve conhecimento técnico sobre o assunto.

Vantagens de ter escrituração

Realizar a escrituração contábil em determinados períodos, com certeza, traz enormes vantagens às empresas. Entre elas podem ser encontradas:

  • Segurança em ações trabalhistas;
  • Benefício da recuperação administrativa e judicial.

Desvantagens de não ter escrituração

Inicialmente, pode parecer difícil e muito trabalhoso realizar o processo de escrituração contábil dentro de sua empresa. Mas saiba que para profissionais qualificados, tal tarefa se torna simples e rápida de cumprir. Deixar de fazer os registros é um ato extremamente arriscado, pois esses procedimentos são obrigatórios. Portanto, não corra riscos desnecessários e deixe sua equipe de trabalho consciente de que tudo deve ser realizado com muito cuidado.

Conforme vimos, a escrituração contábil é primordial para que as empresas possam ser bem administradas. Ela facilita o controle financeiro e o planejamento de investimento dos valores disponíveis. Além disso, obedecer a legislação é a melhor forma de garantir o futuro dos seus negócios e evitar penalidades por parte da Administração Pública. Não deixe de solicitar ao contador contratado por seu estabelecimento que realize o trabalho do lançamento de dados nos livros com muita precisão e dedicação. Dessa forma, sua empresa estará amparada pela lei e problemas futuros serão evitados.

Gostou de nosso artigo sobre o que é escrituração contábil? Compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais!

Você também pode gostar
eSOCIAL JÁ ESTA NA TERCEIRA FASE
NPS: descubra como ele pode ser útil para sua empresa
Declaração simplificada é a melhor opção? Saiba aqui!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This