Gestão de Empresas

Empreendedorismo: a importância do contador para novas empresas

Você sabe a importância do contador para as empresas recém-constituídas? A contratação desse profissional é um fator determinante para o crescimento do seu negócio.

Não há uma obrigação legal quanto à contratação de um contador para uma instituição, no entanto, a contabilidade é um serviço essencial para qualquer negócio, principalmente, para aquele que está iniciando.

É fundamental que sua empresa tenha um profissional contábil, desde o momento de sua abertura, e inicie suas atividades de maneira correta, atendendo toda a legislação. Problemas trabalhistas, fiscais e contábeis podem se acumular ao longo do tempo, tornando difícil a regularização.

Foi pensando nisso que resolvemos escrever este artigo, mostrando a importância desse profissional para o seu negócio.

Conhecimento técnico especializado

Eventualmente, novos empresários acreditam que são capazes de cuidar dos seus negócios sozinhos, sem o auxílio de nenhum profissional, no entanto, essa ideia não pode prosperar.

Lidar com a contabilidade de uma empresa requer conhecimento técnico especializado, sendo assim, é fundamental que você terceirize essa atividade para um profissional ou empresa contábil competente.

Além disso, em termos de estratégia empresarial, cuidar da contabilidade do negócio seria muito desgastante para o empreendedor, que tem de conciliar essa tarefa com as demais funções e necessidades específicas da gestão do seu negócio.

As funções da contabilidade

Também é muito comum novos empreendedores negligenciarem a necessidade de contratação de serviços contábeis. Entretanto, esse descaso se reflete nas finanças e estrutura patrimonial do seu negócio.

Ao contador competes as funções básicas, como a compreensão da legislação fiscal, trabalhista e previdenciária, além de cumprir as funções auxiliares no planejamento tributário e fechamento do balanço patrimonial e demais demonstrações contábeis.

 No entanto, o papel dessa profissão em uma empresa pode ir muito mais longe.

A contabilidade, feita por profissionais competentes e qualificados, diminui consideravelmente os riscos do não cumprimento de obrigações fiscais diversas, contidas na legislação, em frequente mudança.

Além disso, o contador pode ajudar no momento de escolher investimentos diversos que eventualmente você poderá realizar em sua empresa.

A responsabilidade contábil

Atualmente, o contador assume parte da responsabilidade por qualquer informação que a empresa divulgar.

Você já deve ter visto nos noticiários quando empresas sofrem sansões pelo fisco, seus contadores também são responsabilizados. 

Existem ações tomadas no âmbito empresarial que eventualmente podem ferir alguma norma ou lei. Na maioria dos casos, não há a vontade de o empreendedor cometer tais deslizes, e o contador é a pessoa que poderá verificar esses erros e corrigi-los em tempo hábil.

Sendo assim é papel do contador impedir a prática de crimes, fraudes ou erros praticados intencionalmente ou por engano.

Contabilidade e transparência das contas

A contabilidade, quando é feita de modo correto, mostra que a empresa está empenhada em organizar as finanças, registrando todos os acontecimentos, acompanhados da documentação comprobatória.

Assim você demonstra ao fisco e à sociedade em geral a transparência do seu negócio.

No entanto, essa “transparência” não implica dizer que as finanças do seu negócio estarão abertas para quem quiser ver, mas sim que seu negócio está em dia com as obrigações a ele impostas.

O trabalho do contador é pautado no sigilo e guarda de todas as informações e documentos confiados a ele, durante o tempo em que prestar serviços para sua empresa.

Gostou deste artigo sobre a importância do contador para as novas empresas? Gostaria de ficar por dentro de mais assuntos valiosos para a gestão do seu negócio? Então assine nossa newsletter!

Você também pode gostar
notbook com gráficos
5 erros de contabilidade que a sua empresa não deve cometer
ipad escritório
Saiba como devem ser feitos os Cálculos Trabalhistas da sua empresa
casal fazendo contas
Como separar as finanças da empresa das finanças pessoais?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This