Gestão de Empresas

Como começar um negócio com pouco dinheiro?

terceirização contábil para o seu negócio

Ser empreendedor é uma ideia que lhe agrada, mas você possui poucos recursos financeiros para começar um negócio? A falta de dinheiro não pode ser um fator para desmotivar o empresário que está começando.

Neste post, vamos dar dicas para que você possa se organizar e veja como começar um negócio com pouco capital.

Acompanhe o artigo e coloque em prática nossas sugestões!

1. Pense em suas habilidades

Não adianta abrir uma empresa voltada para determinado segmento se você não entende nada a respeito desse serviço ou produto. Pensar a respeito das suas habilidades é o primeiro passo para começar um empreendimento destinado ao sucesso.

Por isso, antes de gastar suas economias ou se endividar para empreender, reflita sobre as coisas que você sabe fazer. Dessa forma, você não precisará contratar pessoas para prestar o serviço em seu lugar, ou investir dinheiro em cursos básicos. Guarde suas reservas para se especializar naquilo que você já conhece.

Além disso, ter competência e conhecimento sobre o mercado é importante para que seu negócio dê certo.

2. Faça um planejamento financeiro

Não pense que para começar um negócio não é preciso fazer cálculos e mais cálculos. Faça as contas! É importante se planejar financeiramente e fazer um bom plano de negócios para saber se sua ideia será viável ou não.

Coloque tudo no papel e reflita se o mercado vai aceitar seu produto ou serviço. Não se esqueça de pensar e, até, fazer uma simulação para saber por quanto tempo você conseguirá administrar sua empresa sem precisar recorrer a um capital externo.

Nessa etapa, é necessário ser realista e simular tanto um cenário positivo quanto um negativo.

3. Busque parcerias para começar seu negócio

Sabemos que é possível crescer com recursos próprios, mas se, depois de um certo tempo, o resultado não for o esperado, é ideal buscar parcerias, ou seja, investidores.

Você pode pedir ajuda aos amigos, familiares, um investidor-anjo — pessoa que investe com seu próprio capital em empresas com potencial de crescimento — ou contar com um crowdfunding, um tipo de financiamento coletivo que se consegue por meio de plataformas colaborativas.

No entanto, é importante não esquecer de colocar os custos no papel, para não gerar dívidas com imprevistos que possam interferir no crescimento do seu empreendimento.

4. Invista na divulgação da sua empresa

Mesmo com poucos recursos financeiros, você pode investir na divulgação da sua empresa. Abuse da internet e das mídias sociais!

Crie uma página no Facebook, por exemplo, para que você possa interagir com seus amigos e torná-los futuros clientes.

Outra boa dica é publicar fotos no Instagram. Essa rede tem crescido em popularidade nos últimos tempos e se mostrado boa fonte de fidelização e conquista de clientes.

Lembre-se do quanto é importante falar para as pessoas que sua empresa existe. Comunique-se sempre!

5. Faça especializações para entender de gestão

Não se esqueça de fazer cursos de especialização, principalmente em gestão. Hoje, existem empresas que oferecem consultorias para os mais diversos problemas relacionados à gestão, como, por exemplo, a questão da contabilidade e do planejamento financeiro.

Se você tem pouco capital para começar seu negócio, capacite-se para evitar problemas futuros relacionados às finanças. Faça cursos, participe de workshops, busque consultoria especializada.

Agora que já conhece algumas dicas de como começar um negócio com poucos recursos financeiros, vá em frente e tire seu sonho do papel. Empreenda sem medo — mas com cautela — e procure consultores que poderão lhe auxiliar sempre que precisar. Informe-se, leia muito sobre empreendedorismo. Lembre-se de que conhecimento nunca é demais!

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos relacionados ao empreendedorismo? Então, siga-nos nas redes sociais! 

Você também pode gostar
contrato
Alteração Contratual: o que pode ser alterado?
vetor escritório
Qual a diferença entre micro e pequena empresa?
pessoa fazendo contas
Conheça os regimes tributários e escolha o melhor para sua empresa

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This