Gestão de Empresas

5 dicas de planejamento financeiro para o seu negócio

vendo gráficos

Consolidar e expandir um negócio no mercado é o sonho, provavelmente, de todos os empreendedores. No entanto, muitos se perdem no caminho e veem seu sonho ruir. E isso pode ter vários motivos, inclusive a falta de organização e de preparo.

Nesse sentido, planejar é um grande diferencial. Isso porque o planejamento financeiro te permite pensar sobre o negócio, traçar objetivos e definir um plano de ação para alcançá-los, consciente dos valores dispendidos para isso.

Assim, para que você não tenha dúvidas sobre planejamento financeiro, nós preparamos este post para você. Continue lendo e entenda a importância de implementar um em seu negócio.

O que é um planejamento financeiro?

O planejamento financeiro é uma projeção das despesas e das receitas da empresa de um determinado período. O ideal é que ele seja anual. Assim, no último trimestre de um ano, você já deve começar a elaborar o planejamento do ano seguinte.

A ideia é analisar a situação econômica em que o negócio se encontra. Mas seja realista quanto aos valores: não é interessante superestimar os resultados e contar com uma receita além da que seja viável.

Qual a importância do planejamento financeiro?

A partir do planejamento, você poderá analisar quanto pode faturar, investir, gastar e, por fim, lucrar. Enfim, ver a melhor forma de aplicar seus recursos.

O planejamento, portanto, te permite analisar e projetar os investimentos a serem feitos e em qual momento devem ser feitos. Além disso, ele te permite supor custos e avaliar a melhor forma de direcionar o seu negócio.

Como fazer um planejamento financeiro?

A primeira coisa é ter conhecimento e consciência da condição financeira de sua empresa. É importante avaliar como ela está posicionada no mercado para saber se há possibilidade de expansão ou de retração.

Em um segundo momento, faça uma planilha de seu planejamento. Nela, deve constar tudo o que você pretende ganhar. Essa estimativa pode ser feita a partir de um plano de vendas. Deve constar, também, tudo o que possa ser gasto. Aqui você deve incluir os gastos fixos, uma estimativa de gastos extraordinários e possíveis investimentos.

Quando fizer suas estimativas, não deixe de considerar imprevistos e, até mesmo, um cenário ruim de vendas. Não se esqueça de que vivemos um período de crise.

Com o planejamento feito, você pode definir objetivos, traçar ações para concretizar o que colocou no papel, fazer um cronograma dessas ações e mensurar resultados.

Por que usar um software?

O uso de um software para controle financeiro pode ser muito eficiente na hora de elaborar um planejamento. Nele, você pode controlar, diariamente, o fluxo de caixa, as contas a receber e a pagar, além de ter acesso a gráficos dos resultados financeiros e emitir relatórios com mais facilidade.

O fácil e seguro acesso ao seu histórico financeiro te possibilita planejar o futuro com mais embasamento e confiança.

Por que contratar um consultor financeiro?

Como você pôde perceber, fazer um planejamento financeiro pode não ser assim tão simples. Isso porque são muitas as variáveis que devem ser consideradas na hora de estimar receitas e despesas, como a organização do fluxo de caixa, do capital de giro e, até mesmo, das contas a receber e a pagar.

Por tudo isso, considere contratar um consultor financeiro para elaborar este planejamento. Com mais conhecimento técnico e experiência, ele terá mais chance de fazer um planejamento correto e eficiente, além de traçar metas mais condizentes com a realidade da companhia.

Dessa forma, elaborar um bom planejamento financeiro é fundamental para seu negócio crescer com segurança, consciente das dificuldades e das possibilidades que estão por vir. Por isso, não deixe de fazer um, preferencialmente, com um profissional, para que as metas sejam mesmo possíveis de serem alcançadas.

Gostou do nosso post? Vai providenciar um para o seu negócio? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro deste e de outros assuntos!

Você também pode gostar
pessoas conversando
Entenda como desfazer uma sociedade empresarial
computador-cálculo
Os 4 principais índices financeiros usados pelas empresas
contrato
Alteração Contratual: o que pode ser alterado?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This