Gestão de Empresas

4 vantagens da terceirização contábil para o seu negócio

terceirização contábil para o seu negócio

A terceirização contábil surge como uma opção viável quando os gestores têm que lidar os processos e assuntos contábeis de uma empresa, que são muitos e exigem atenção a diversos detalhes. Tudo isso pode ser bastante complexos e toma um tempo que deveria estar sendo utilizado de forma mais estratégica.

Quando a empresa opta por recorrer a um profissional contratado para manter no departamento, ela precisa arcar com despesas consideráveis, visto que a média salarial de um contabilista é alta e ainda há que se levar em conta todos os encargos trabalhistas e outros gastos em infraestrutura e material para manutenção do setor.

Ao colocar todo esse gasto na ponta do lápis, comparando vantagens de desvantagens de cada opção, um gestor que foca nos resultados percebe que há diversas vantagens em terceirizar o setor. 

É justamente de alguma dessas vantagens que falamos no artigo de hoje. Acompanhe.

1. Foco total nos negócios

Manter os processos contábeis sempre em dia e sendo realizados da forma correta requer muito tempo de dedicação; possivelmente, ocupa todos os dias da semana. Além disso, como leis, práticas e normas e mudam — e novas tecnologias surgem frequentemente — é preciso que o responsável pelo setor se atualize constantemente.

É bem difícil, para um gestor, conciliar tudo isso com suas atividades de gerenciamento. Por isso, quando a contabilidade é terceirizada, o foco do gerenciamento se volta para a empresa e para o fechamento de negócio, minimizando suas preocupações colaterais.

2. Eliminação do risco de problemas com a fiscalização

Qualquer obrigação legal oriunda do funcionamento da empresa — seja ela de natureza trabalhista, fiscal ou tributária — está sujeita a multas, caso não seja realizada ou, ainda, contenha erros, como, por exemplo:

  • Pagar salários em atraso por problemas no processamento da folha de pagamento;
  • Entregar declarações atrasadas ou com erros de dados;
  • Informar, de maneira errada ou incompleta, impostos apurados e pagos e seus créditos fiscais.

Na terceirização contábil, o gestor conta com uma empresa e sua equipe especializada nas mais diversas obrigações tributárias e acessórias. Assim, ele elimina os riscos sofrer sanções severas e ser obrigado a arcar com as pesadas multas do Fisco.

3. Eficiência para atender às obrigações

Um escritório contábil é uma empresa especializada e focada nas questões contábeis, fiscais e trabalhistas. Isso garante eficiência para as empresas-clientes, que contratam a contabilidade terceirizada para ajudá-las a atender às obrigações que o Fisco impõe.

Optar pela terceirização contábil significa estar sempre de acordo com leis, procedimentos e atualizações e ter o negócio adiantado em relação aos prazos e preparo para mudanças.

4. Redução de custos

Esse é um dos pontos mais importantes da escolha entre contabilidade interna e terceirização contábil — e pode ser o decisivo. Já citamos essa vantagem no início do post, mas vamos nos aprofundar nela e mostrar que a diferença nas despesas é grande.

Preparando um setor de contabilidade dentro da empresa, é necessário arcar com:

  • Salário de, no mínimo, um contador;
  • Salário de, possivelmente, um auxiliar;
  • FGTS;
  • INSS;
  • Férias;
  • 13º salário;
  • Benefícios;
  • No mínimo, um computador e uma impressora;
  • Software de gestão contábil — implementação e mensalidades.

Como comparação, os honorários mensais de um escritório ficam abaixo do valor da remuneração de um profissional licenciado. E a diferença aumenta muito mais, se considerarmos todos os outros custos envolvidos.

Como você viu, não apenas no quesito financeiro, a terceirização contábil é muito vantajosa em relação à manutenção de um departamento de contabilidade interno. Portanto, para reduzir suas despesas, garantir a eficiência da sua contabilidade e começar, desde já, a focar apenas em seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo: será um prazer atendê-lo!

Você também pode gostar
digitando no notbook
Veja como checar as rotinas trabalhistas na sua empresa
office job
Como elaborar um planejamento estratégico eficiente?
Planejamento tributário: saiba como pagar menos impostos

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This